No mês de agosto, o Hospital Adventista de Manaus, teve como ênfase a “Segurança do Paciente”, marco histórico para a saúde no Brasil, comemorando 10 anos do “Programa Nacional de Segurança do Paciente”. Um dos workshops contou com a presença da presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-AM, Evelyn Campelo.
“A conscientização dos profissionais e as melhorias na cultura dentro do serviço de saúde precisa acontecer de forma contínua, por isso, as ações educativas são essenciais para melhoria da segurança do paciente”, afirma a presidente da comissão.
Todas as ações desenvolvidas no decorrer da semana tiveram como objetivo reduzir o risco de danos associados à assistência à saúde e, assim, por meio de diversas atividades, dinâmicas, workshops e teatro, conscientizar sobre a relevância do assunto, promovendo uma cultura de segurança na área da saúde.
A gerente de qualidade e segurança, Eunice Pereira, enfatiza que uma unidade de saúde que preza pela excelência no atendimento do paciente, precisa ter em suas bases metodológicas qualidade e segurança. “Por isso, prezamos pela melhoria contínua e os ciclos de melhorais acompanham esse processo de transformação da saúde”, frisa.
O coordenador médico (CTI) adulto, Paulo Ferreira, reforça que a instituição trabalha com a assistência guiada por protocolos que atendem as 6 metas internacionais de segurança. Essas metas são adotadas pela instituição, como forma de oferecer um atendimento cada vez melhor e mais adequado, garantindo as boas práticas no cuidado assistencial. Sendo assim, várias estratégias são promovidas para o aprimoramento cada vez mais da assistência em saúde, possibilitando eficiência e garantindo a segurança de cada paciente.