Cerca de 40 profissionais da equipe multidisciplinar da UTI Neonatal do Hospital Adventista de Manaus, participaram do treinamento de “Sensibilização do Método Canguru”. Ele é um modelo de assistência, voltado ao atendimento humanizado do recém-nascido e ao estímulo do aleitamento materno, priorizando a redução não apenas da mortalidade, mas também das sequelas mais comuns decorrentes dos agravos desse período de internação.
De acordo com a facilitadora, a pediatra Dra. Naira Melo, um dos objetivos da capacitação é alinhar os processos e cuidados do bebê prematura e a família, essa estratégia abrange várias áreas, por exemplo, a parte psicológica, neurológica, nutricional, psicoafetiva e de neurodesenvolvimento.
A facilitadora explica ainda, que foram realizadas várias oficinas e vivencias para a sensibilização dos profissionais nos detalhes deste cuidado que o recém-nascido necessita durante todo o período de internação. Assim, reforçando os benefícios do contato pele a pele e da interação com os pequenos.
“Esse treinamento foi importante para reforçar sobre a importância deste método, e para que cada profissional possa ter um manejo adequado, assim passando segurança desta técnica tão benéfica, não apenas para o recém-nascido, mas para toda família”, finaliza a fonoaudióloga, Diana de Paula.