O Hospital Adventista de Manaus sediou o curso de Reanimação Neonatal em sala de parto para recém-nascidos > 34 semanas. As aulas foram ministradas por pediatras instrutoras certificadas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O curso teve carga-horária de 8 horas de atividades teóricas e práticas com ênfase na assistência ao recém-nascido que necessita de manobras de reanimação ao nascer, visando a melhora da assistência com qualidade no atendimento prestado. Foram certificados 18 enfermeiros dos setores Centro Cirúrgico, Posto Obstétrico e UTI neonatal
Segundo a Coordenadora Médica da UTI Pediátrica e instrutora do Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, Elizabeth Larissa Hidalgo, o treinamento de reanimação neonatal impacta diretamente na diminuição da letalidade, mortalidade e sequelas em decorrência de intercorrências no momento do nascimento dos RNs.
“Para ser um bom profissional, é preciso possuir um copilado de fatores, dentre eles, amor pelo que faz e o desejo contínuo de desenvolvimento, o curso de reanimação acabou abordando esses aspectos de forma muito direta e marcante, através dele, podemos atuar com amor, absorver o que foi ministrado e conhecimento para agir nos momentos mais críticos”, ressalta o supervisor do CETIN-UTI Neonatal, Haroldo da Silva Amorim Junior.
A enfermeira, Juliana Paula Brito, pontua que o curso foi extremamente necessário para aprimorar e atualizar as habilidades no quesito reanimação, promovendo assim, uma assistência de excelência e qualidade.