O Hospital Adventista de Manaus recebeu o selo de “UTI Top Performer” pelo Sistema Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A certificação é concedida às unidades de terapia intensiva em todo o País que apresentam alta eficiência, de acordo com a matriz gerada pelo “Sistema Epimed Monitor”.
Segundo o coordenador médico do Centro de Terapia Intensiva adulto, Paulo Ferreira, a instituição está entre as unidades de UTIs que obtiveram os melhores resultados na gestão dos recursos alocados para a assistência de forma sustentável no cuidado de pacientes críticos internados e com redução da taxa de mortalidade. As UTIs com estas características contribuem de forma decisiva e diferenciada para garantir a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade.
A coordenadora clínica do Centro de Terapia Intensiva adulto, Irina Jerez Jerez, explica que o selo “Top Performer” é concedido as UTIs que durante o último ano tiveram uma performance no grupo de melhor tercil, abaixo de 33,3%, em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.
“Essa conquista representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional que se dedica em prol de vidas, com um cuidado de excelência e humanizado, seguindo os mais altos padrões de atendimento e qualidade”, reforça o diretor médico, Guilherme Macedo.
Criado em 2010, o projeto “UTIs Brasileiras” visa caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no País.
Confira a lista dos hospitais contemplados.