Atualmente, a falta de equilíbrio é a causa de muitos distúrbios. Os excessos e extremos são prejudiciais, por exemplo, excesso no trabalho, excesso na alimentação. Na verdade, ter equilíbrio, domínio próprio, faz parte das 8 Atitudes para Viver Mais – os 8 remédios naturais.
“A intemperança no comer é muitas vezes a causa da doença, e o que a natureza precisa mais é ser aliviada da indevida carga que lhe foi imposta.” A Ciência do Bom Viver, p. 235. Em tais situações, o ideal seria um jejum, para que os órgãos digestivos possam descansar, seguido por um regime de frutas, para que o corpo possa se recuperar da sobrecarga.
Dicas importantes:
*Fuja de qualquer tipo de drogas, lícitas ou ilícitas. Para reconhecer o que é uma “droga” e seu efeito sobre seu organismo, pense em não usá-la. Consegue? Tem certeza? Por que você pensou nela, então?
*Considere estimulantes neurológicos como drogas, como: álcool (qualquer teor), fumo (tabaco, narguilé, cachimbo), estimulantes como o café (preto, ou com leite, ou capuccino), mate (chá, chimarrão, tereré), bebidas estimulantes à base de cola, taurina e outros energéticos.
*Medicamentos usados sem prescrição médica devida, assim como o uso de medicações homeopáticas podem ser severamente nocivas ao corpo, mesmo resolvendo o sintoma. Abstinência, e não diminuição é a recomendação.
Ter temperança, equilíbrio e domínio próprio é fundamental para o seu bem-estar físico, mental e espiritual.
Até o que é bom deve ser usado com equilíbrio. A Bíblia orienta: “Seja a vossa moderação conhecida de todos” (Filipenses 4:5).
O princípio da temperança é ter equilíbrio, autocontrole do que faz bem, e abster-se do que faz mal.