As interferências do descanso na saúde

BLOG VIVA +

As interferências do descanso na saúde

1 de setembro de 2022

O descanso vai além da interrupção das atividades; ele renova e reconstrói a vida. Muitas vezes hábitos como comer saudavelmente, fazer exercícios físicos são tidos como prioritários quando se busca saúde, mas esquecer-se do descanso pode comprometer todos esses esforços.

Há pelo menos três momentos em que é necessário e saudável o descanso: o sono diário, a pausa semanal e as férias anuais. O descanso, no fim das contas, representa o respeito com o próprio corpo, uma vez que as pausas dão tempo para que o corpo reencontre o equilíbrio e renove as energias perdidas ao longo do tempo. O descanso encerra um ciclo para um novo começar. Então, não se esqueça de DESCANSAR!

Alguns malefícios pela falta de descanso e repouso de qualidade: 

  1. Redução das capacidades mentais – Vários estudos demonstraram uma relação direta entre a falta de sono e a diminuição na efetividade de alguns processos psicológicos de forma temporária, como a inteligência, a atenção ou a memória. Estes efeitos podem ser muito prejudiciais, especialmente para as pessoas que ainda estão estudando ou que têm que realizar tarefas que requerem uma atenção constante, como é o caso dos caminhoneiros que dirigem por muitas horas, ou um cirurgião, que realiza operações muito longas. Por outro lado, devido ao descanso estar estreitamente relacionado com a formação de novas lembranças, a falta de sono pode impedir/dificultar o aprendizado de novas informações. Alguns estudos inclusive relacionaram dormir poucas horas com doenças degenerativas, como o Alzheimer.
  2. Doenças Crônicas do Estilo de Vida – A falta de descanso não só afeta as capacidades mentais de forma negativa. De acordo com muitas pesquisas, dormir poucas horas aumenta de forma significativa o risco de sofrer de uma grande quantidade de doenças. De fato, cerca de 90% das pessoas com insônia severa apresentam também algum tipo de problema de saúde grave. Algumas das doenças que têm suas características aumentadas por conta da falta de sono são as seguintes:
    • Doenças do coração;
    • Diabetes;
    • Câncer;
    • Pressão arterial elevada;
    • Derrames cerebrais.
  1. Diminuição do bem-estar em geral- Mesmo sendo o caso de não sofrer com nenhum tipo de problema de saúde devido à falta de descanso, dormir poucas horas fará com que o seu dia seja muito mais complicado. Embora existam muitos motivos para isso, alguns dos mais importantes são os seguintes:
    • A falta de sono diminui a testosterona nos homens. Isso faz com que aqueles homens que dormem pouco tenham menos energia, percam seu desejo sexual, sintam-se mais irritáveis ou estejam mais expostos à depressão ou à ansiedade.
    • Por outro lado, dormir pouco está relacionado com um aumento do cortisol. Esta substância, conhecida como o “hormônio do estresse”, também está envolvida em problemas de saúde de todo tipo, incluindo o sobrepeso e a obesidade.
    • Por último, a falta de descanso está correlacionada com o aumento de problemas como a ansiedade ou a depressão. Isto se deve a um descontrole orgânico na liberação ou produção de determinados compostos, como as endorfinas.

E quando a pessoa dorme, mas não descansa? Dormir e descansar nem sempre são sinônimos, mas ambos são necessários para estar bem disposto e atento durante o dia. Dormir é fundamental para repor as energias e manter o organismo saudável e funcionando perfeitamente, além de garantir a manutenção do peso e uma pele mais bonita.

O descanso é um momento de inatividade corporal que gera diminuição da velocidade e intensidade das funções do nosso corpo. É o estado de relaxamento que sentimos quando estamos deitados confortavelmente assistindo a um filme leve, que não exige muita reflexão, por exemplo. Também conhecido como estado de repouso, o descanso deveria vir antes do momento de sono, como se fosse uma preparação. No entanto, nem sempre o momento de descanso precisa ser seguido do sono. Só ele já é bem eficaz para o relaxamento.

Estamos dormindo quando o nosso corpo se desliga de maneira muito mais radical do que quando estamos descansando. As funções e movimentos corporais tornam-se mais fracos e a respiração assume um ritmo mais lento. Cada pessoa se sente bem com determinadas horas de sono, mas é sabido pela ciência que o corpo necessita de 6 a 9 horas de sono diárias. Não menos, e não mais que isso. Além da quantidade, é preciso pensar sobre a qualidade das horas de sono.

Um sono de qualidade é aquele que, quando acordamos, nos sentimos aptos e revigorados para encarar as atividades cotidianas. Isso acontece quando conseguimos dormir sem interrupções, sem pesadelos ou inquietações.

Quem não dorme bem está sempre estressado, irritado e pode ter mais problemas de hipertensão e diabetes. É preciso entender as razões de não estar sendo possível dormir bem ou descansar. Hoje em dia, é comum que as preocupações e agitações sejam levadas para a cama e, assim, nosso cérebro parece que não desliga: continua pensando, planejando e questionando. Os distúrbios de sono estão muito relacionados aos problemas psicológicos. Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou outras doenças costumam ter mais dificuldades para dormir bem. 

Uma boa noite é o primeiro passo para qualquer tratamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PETIT GATEAU VEGANO

23 de dezembro de 2024

SALPICÃO VEGANO

23 de dezembro de 2024

FAROFA NATALINA DE ABACAXI

23 de dezembro de 2024

GRÃOMELETE

1 de setembro de 2022
Ir ao Topo