Semana da Sustentabilidade gera conscientização


Semana teve como temática “Mudanças climáticas e seus impactos na saúde”

Incentivar as boas práticas em relação à economia da água, energia, redução na geração de resíduos, do consumo de papel e dos copos descartáveis, são algumas iniciativas adotadas pelo Hospital Adventista de Manaus (HAM). Durante os dias 13, 14 e 16 de novembro, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar da semana voltada a sustentabilidade.

Com a temática “Mudanças Climáticas e seus Impactos na Saúde” foram promovidas ações educativas no refeitório, postos de trabalho e por meio de palestra. Segundo o responsável pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), Israel Lemos, o maior objetivo é para a conscientização sobre sustentabilidade. No dia 12 de novembro, eles tiveram uma ação em parceria com o projeto Cuidar intitulada “Meu Ambiente”, com a inauguração da trilha para caminhada, a horta cultivada pela instituição e o plantio de algumas mudas de árvores.

A unidade hospitalar faz parte da Rede Global Hospitais Verdes Saudáveis, e as instituições são incentivavas a desenvolver ações que estimulem as boas práticas, como por exemplo, nos descartes do papel, resíduos comum, infectante, pilhas e eletrônicos. No ano passado a instituição recebeu um troféu em reconhecimento as ações desenvolvidas com o público interno.

Neste ano, o hospital passou a integrar na campanha internacional “Desafio 2020” que consiste em alguns pilares com ações estratégicas, para o incentivo das boas práticas até 2020, com o foco na fomentação do cuidado ambiental. Valnice Ramos, é colaboradora no setor de Nutrição, enfatizou que é muito importante essas orientações sobre sustentabilidade. “No nosso setor somos conscientizadas a ter esse cuidado, por exemplo, sempre estar adotando medidas para evitar o desperdício de alimentos”, finalizou.