RESIDÊNCIA MÉDICA


Após o credenciamento da especialidade de Clínica médica em março de 2016, o Programa de Residência Médica do Hospital Adventista de Manaus obteve mais uma importante conquista em 2017. A Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) aprovou a implantação dos cursos de Residência em Anestesiologia e Cirurgia Geral.  As atividades tiveram início no dia 01 de Março deste ano.

Dr. Francisco Mateus, Coordenador da Comissão de Residência Médica do HAM (COREME) explica o funcionamento do novo programa de Residência:

“Para o processo seletivo de 2017, foram oferecidas duas vagas para estas especialidades e mais cinco vagas para clínica médica. A carga horária é de 60 horas semanais, divididos em diversas áreas específicas: setores de Emergência (PS), Posto de Internação, Consultórios, Ambulatórios, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e setores específicos de especialidades. Em média teremos 10 preceptores e 01 supervisor para cada programa de Residência.”

Os residentes estarão desenvolvendo atividades nas áreas assistenciais, científicas e de pesquisa além de participarem de discussões clínicas e interação multidisciplinar.

Para o coordenador, esta conquista representa “o reconhecimento na área científica no qual a Instituição atingiu. Esta condição de ensino e pesquisa certamente resulta na melhoria e qualidade do atendimento assistencial oferecido aos nossos pacientes”, afirma.

 

Segundo ele, o maior diferencial do HAM está no cuidado humanizado e na parte espiritual: “O diferencial é a qualificação dos nossos profissionais, os processos e protocolos assistenciais, a interação multiprofissional sólida, e, sobretudo a visão holística ao paciente que envolve não apenas a cura física, mas também a humanização e o aspecto espiritual, seguindo o exemplo do Médico dos Médicos: JESUS CRISTO”.