Palestra reforça sobre o combate ao câncer


O encontro fez parte da campanha “Novembro Azul”.

“O estado do Amazonas está em 1° lugar nos casos de câncer do colo de útero, e em 2° lugar de câncer de próstata, nos homens é a doença mais frequente. São mais de 600 casos por ano no estado desse tipo de doença”, essa foi a declaração do cirurgião oncológico, doutor Marco Ricci, durante palestra ministrada aos colaboradores do Hospital Adventista de Manaus (HAM).

O encontro fez parte da campanha “Novembro Azul” e segundo o cirurgião oncológico o tumor do câncer de próstata quando diagnosticado precocemente possui chances de cura. Portanto, homens a partir dos 50 anos, ou que já tiveram casos na família, devem fazer o rastreamento.

A campanha é promovida mundialmente e faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção, tem como objetivo a conscientização da população masculina sobre a doença, motivando-os a fazer exames preventivos.

De acordo com o responsável pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), Israel Lemos, no mês onde a saúde do homem é enfatizada, o SESTM em parceria com o setor de Gestão de Pessoas promoveu a palestra como medida de alerta e enfatizar que é possível diagnosticar precocemente a doença.