NOVEMBRO AZUL


img_1581

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Pensando nisso, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Hospital Adventista de Manaus promoveu na última sexta (11), a palestra “Saúde do Homem: Quebrando paradigmas” ministrada por José Milton, Chefe de serviço de Urologia do HAM.

O Urologista explica que idade e histórico familiar devem ser levados em conta ao pensar em câncer de próstata: “Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar ao médico, que indicará os exames necessários”.

Milton abordou a influência de uma boa alimentação e exercícios físicos como medidas de prevenção: “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de atividade física e manter o peso adequado à altura”.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um. A incidência do câncer de próstata é muito maior que a do câncer de mama, porém, o assunto muitas vezes não é tratado com a devida atenção pelo homem. A melhor alternativa deve ser procurar um especialista.