Nota de Esclarecimento #01 | Covid-19


Manaus, 4 de maio de 2020

Nota de Esclarecimento

A cidade de Manaus, capital do Amazonas, tem sofrido com altos números de infectados pela Covid-19. Diante disso, o Hospital Adventista de Manaus vem esclarecer a respeito de informações relacionadas a cobranças de consultas e notificação por parte do Procon.

O Hospital informa que, em respeito ao sigilo das informações, prontamente apresentou os documentos solicitados pelo Procon, como notas fiscais e contas médicas de pacientes com informações de atendimentos realizados entre outubro de 2019 a abril de 2020. Neste período, o Estado do Amazonas já possuía grande número de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Na análise destas contas de pacientes, alguns fatores individuais são considerados como o período de internação em UTI ou apartamento, com ou sem isolamento, materiais necessários utilizados para cada paciente, medicamentos específicos, honorários médicos, oxigenoterapia, necessidades de intubação, entre outros fatores. Em nenhum momento, houve qualquer mudança de valores, tendo como base os atendimentos anteriores à pandemia e os realizados já durante o período agudo da doença.

Reiteramos, ainda, que pacientes tratados no período da pandemia recebem atendimento com toda a infraestrutura oferecida pelo hospital. E tudo isso pelo mesmo preço dos pacientes que foram tratados antes da Covid-19. Isso está de acordo com todas as determinações do Código de Defesa do Consumidor que veda ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas o de exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

Salientamos, ainda, que o Hospital tem dedicado, durante este período crítico de pandemia, um grande esforço para dar pleno atendimento a todos os que procuram os serviços ou são encaminhados ao hospital. Registramos um crescente número de altas médicas de pacientes tratados e curados que, até o momento, soma 250 pessoas.

Somos solidários ao sofrimento da população amazonense e vamos continuar com o mesmo compromisso de um trabalho de qualidade, preocupação com a saúde publica, mantendo valores como a verdade, a transparência e a preocupação com uma saúde integral de todos os nossos pacientes.

Assessoria de Imprensa do Hospital Adventista de Manaus