Colaboradores participam de minicursos e palestra voltado ao outubro rosa


De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), o câncer de colo de útero teve um acréscimo de 50 % no primeiro semestre deste no estado do Amazonas, em comparação com o mesmo período de 2017. Por isso, no mês da campanha do outubro rosa, além de conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame da mama, a campanha se estendeu também para o que vem tendo a maior incidência no estado.

O Hospital Adventista de Manaus promoveu minicursos e palestra de conscientização para as colaboradoras da instituição. Segundo a ginecologista da instituição, Grasiela Leite, as temáticas abordadas foram voltadas as doenças ginecológicas e a higiene feminina. “Grande parte das doenças ginecológicas, são causadas por uma higiene inadequada, e por isso o público foi orientado com dicas do seu dia a dia”, frisou.

A campanha do outubro rosa vem auxiliando para uma conscientização maior do público feminino. Para a ginecologista, as mulheres estão se preocupando em cuidar mais de suas saúdes, e assim as chances de uma descoberta precoce de qualquer problema aumenta consideravelmente.

Além do autoexame, a busca por informação e diagnóstico precoce, uma alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, são medidas que ajudam a evitar o desenvolvimento dos casos. “Por exemplo, para o câncer de maior incidência aqui no estado, o uso da vacina, preservativo e a realização periódica do preventivo, são fatores que contribuem para a redução desses índices”, concluiu.