SEMANA DE NUTRIÇÃO 2016


img_0958Entre os dias 29 de agosto e 2 de Setembro, foi realizada a IX Semana de Nutrição do HAM, que teve como tema “ Criando novos hábitos, não restrições”. Este ano, foram realizadas ações de conscientização no refeitório, como a “Operação prato limpo” contra o desperdício de alimentos, além de avaliações nutricionais com os colaboradores do hospital e atividades educacionais com colaboradores do SND (Serviço de Nutrição e Dietética). O destaque da semana foi para o lançamento do Manual de Dietas Hospitalares (MDH), que contou com a presença de grande parte do corpo clínico do hospital e o setor de Hotelaria.

 

Kelly Barboza, nutricionista do HAM, explica como surgiu a idéia do manual: “O MDH foi desenvolvido para facilitar a comunicação entre o médico prescritor e a equipe que preparara a dieta dos pacientes. Todas as dietas foram padronizadas e condensadas em um manual impresso. Temos trabalhado nesse projeto há muito tempo e ficamos muito felizes em implantá-lo este ano”.

 

O evento contou com a presença da Nutricionista da Nestlé Health Science, Suelen Mendonça Chaves, que fez uma demonstração sobre o uso dos espessantes nas dietas hospitalares. Para Suelen, a iniciativa envolve a todos: “A semana de nutrição abrange a todos, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros… trazendo um olhar diferenciado na questão alimentar do que você oferece e como oferece para o paciente. A ideia é crucial”, afirma.

 

Para o Dr. Guilherme Macedo, diretor clínico do hospital, a iniciativa é de extrema importância para a busca na excelência da instituição: “Sabemos que o hospital Adventista hoje vem buscando a excelência na qualidade e na assistência hospitalar e esse tipo de ação dá realmente um refinamento no que diz respeito à assistência nutricional. É um passo diferenciado que o hospital hoje dá no quesito encantar o nosso cliente. O Serviço de nutrição vem trabalhando na apresentação deste manual, onde não só o paciente, mas como acompanhante vai ser devidamente assistido. Vejo de forma excepcional esta ação que o hospital está promovendo”.