DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS


dia da água

No dia 5 de maio foi comemorado o dia mundial da higienização de mãos. Criado pela Organização Mundial da Saúde, esse dia chama a atenção para a importância da higienização das mãos onde muitos fungos e germes se acumulam e são facilmente transmitidos a outras pessoas. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infecções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago.
Para conscientizar seus colaboradores, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu uma campanha de conscientização da higienização de mãos. Durante todo o dia foram realizadas atividades lúdicas com os colaboradores e pacientes do Hospital Adventista de manaus (HAM).
Ana Paula Galvão, enfermeira assessora do SCIH explica a importância desta data: “Hoje se comemora em todos os hospitais do mundo o dia mundial da higienização de mãos com atividades de estímulo para uma melhor prática de controle que existe: a higienização de nossas mãos. Pois é onde tocamos o paciente, o instrumental e onde fazemos a medicação para aplicar no paciente. É o maior veículo de contaminação que nós temos. Este dia é dedicado a este estímulo”, relata.
Segundo Ana Paula, são realizadas atividades durante o ano todo. “Aqui no hospital De 4 em 4 meses, temos atividades lúdicas para higienização envolvendo os setores assistenciais e administrativos. Essas atividades irão gerar trabalho educativo que vai ser trabalhado no próximo ano”, explica.
Para encerrar as comemorações foi realizado no auditório do HAM a cerimônia de Certificação de Fixação Segura na categoria “Diamante Prime” pela multinacional americana 3M. Este certificado integra o Programa “Soluções Integradas para Saúde” da empresa, que estimula e reconhece as instituições e seus profissionais que prestam uma assistência com qualidade, além de seguir protocolos baseados em recomendações nacionais e internacionais.